Aloe Vera

ALOE VERA

 

DEFINIÇÃO

 

A Aloe Vera é uma espécie de planta suculenta do gênero Aloe que cresce selvagem em climas tropicais e é cultivada para usos agrícolas e medicinais, assim como para fins decorativos.

 

É usada ao redor do mundo em muitos produtos de consumo, incluindo alimentos, bebidas, suplementos vitamínicos, loções para a pele, cosméticos, detergentes, pomadas para queimaduras, bandagens, tecidos, calçados e acessórios.

 

A planta é suculenta, semelhante a um cacto, mas é sem caule, ou tem caule muito curto (de até 25cm de comprimento), com uma média de 20 folhas em uma roseta reta e densa. Crescendo até 50cm de comprimento e 7cm de largura, as folhas são bastante grossas e carnudas - por reter água -, côncavas no lado superior, de cor cinza-esverdeada, e algumas vezes avermelhada. A parte inferior da folha é convexa, com um aro rosa pálido que é vestido com dentes espinhosos de 2mm de comprimento espaçados a cada 10 ou 20mm. Uma única folha pode pesar até 2kg.

 

As raízes da Aloe são relativamente curtas e a planta multiplica-se por brotamento. Sua inflorescência é simples, com um racimo (cacho ou espiga) único ou duplo que cresce até 90cm. O cacho é denso, cilíndrico e estreito, e cresce em direção ao topo, podendo atingir até 40cm de comprimento. As flores tubulares têm cerca de 3cm de comprimento e são amarelas (Aloe Barbadensis Miller) ou vermelhas (Aloe Arborescens Miller).

 

Uma característica especial da planta é sua capacidade de armazenar água, manter a vida e se reproduzir mesmo em condições extremas de calor, vento e seca. Devido à sua camada externa robusta e seu sistema de veias internas com membranas, a Aloe Vera consegue manter sua umidade por longo tempo, sendo uma notável sobrevivente na natureza. A planta necessita de um mínimo de 320 dias de sol por ano, retira 98% dos nutrientes de que precisa do ar e não floresce quando há a aplicação de fertilizantes. As folhas podem ser colhidas depois de 3 a 4 anos de crescimento

 

Cuidado! Nem tudo que

parece aloe vera é realmente

aloe vera e, sem saber, você

pode estar colocando sua saúde em risco.

 

 

Muitas pessoas acreditam ter uma muda de Aloe Vera em seu quintal, mas estão enganadas. Não são raros os casos em que agaves, suculentas ou até cactus são confundidos com a aloe vera.

O uso tópico de algumas dessas plantas pode causar irritações e queimaduras na pele, enquanto sua a ingestão pode causar diarréias, vômitos, úlceras e complicações mais graves.

 Além disso, mesmo dentro do grande gênero das aloes, apenas três espécies são próprias para uso.